ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR UM APLICATIVO DE DELIVERY PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM E-COMMERCE
Autores
Emanuelly Barbosa de Souza
UNIFACIG
Resumo
Os restaurantes estão inseridos em um ambiente de competitividade, buscando sempre captar novos clientes para atender. Com o avanço de tecnologias; surgimento do e-commerce, e devido ao cenário pandêmico, os aplicativos de delivery se tornaram uma oportunidade de restaurantes migrarem para internet e alcançar mais pessoas. O objetivo desta pesquisa é conhecer as estratégias utilizadas por um aplicativo de delivery, para entender como restaurantes fazem a captação de clientes na cidade de Manhuaçu (MG), avaliar se o público percebe tais ações do aplicativo e o grau de valorização por parte das pessoas. Foi realizado uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com questionário e entrevistas com os principais atores envolvidos, a saber: responsável pelo aplicativo, restaurantes que utilizam a plataforma e os consumidores finais. Este estudo permitiu conhecer ações estratégicas de restaurantes dentro do aplicativo de delivery, o fluxo de informações que os usuários tem acesso, bem como o comportamento e critérios de compra dos consumidores. Os consumidores finais apresentaram uma percepção de valor maior pautada em descontos promocionais, a forma de pagamento, facilidade de uso e o fato de efetuarem as compras sem saírem de casa. Os restaurantes entendem como principais aspectos positivos a rapidez em utilizar mais o e-commerce; o aumento de transações a partir da utilização do aplicativo; possibilidade de atender um maior número de usuários pelo meio digital. Ressalta-se ainda a insatisfação dos consumidores finais com a demora da entrega dos pedidos, fato este que deve ser revisto pelas organizações.