PERFIL E COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES NA DECISÃO DE COMPRA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Nathan Rodrigues Costa UNIFACIG

Resumo

O presente artigo aborda os fatores que impactam e influenciam o comportamento dos consumidores durante a pandemia. No período pandêmico foram implantadas medidas de comportamento pelas autoridades que afetaram o dia-dia do consumidor, como o isolamento social que impacta o nível de consumo em estabelecimentos físicos e que os consumidores tiveram que se adaptar a esse novo estilo de vida. Abrangendo assim questões relacionadas ao e-commerce e a utilização do digital e delivery. O problema de pesquisa aborda os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento do consumidor. Sendo como objetivo geral identificar possíveis influências que contribuem para o comportamento do cliente outrossim o objetivo específico do estudo identificar os atributos valorizados pelos consumidores no processo de compra online. Foi desenvolvida uma pesquisa, com o público de idades de 20 a 59 anos em Ipanema (MG) do tipo descritivo, de caráter quantitativo, tendo como técnica o survey e o instrumento definido para coleta de dados o questionário. Os resultados apontam algumas influências do consumidor pela plataforma online como a praticidade, preços melhores e o conforto. Percebeu-se uma pequena mudança nos hábitos de consumo, onde se destacou a redução no consumo de alimentos prontos fora de casa, apontado por 60% dos questionados. Houve ainda a manutenção dos locais e formas de compra no município pesquisado, apenas percebeu-se uma maior utilização do e-commerce.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Edição

Seção

Administração