POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TRABALHISTAS EM RELAÇÃO A INSERÇÃO DE PESSOAS SURDAS NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Larissa Portes Coelho

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo evidenciar a abordagem social das pessoas surdas, em relação as políticas públicas educacionais e trabalhistas de pessoas surdas e o impacto para inserção no mercado de trabalho. Para isso foram utilizados levantamentos bibliográficos e legislativos a fim de evidenciar o que é a surdez e também a história da surdez no Brasil e no mundo, evidenciando ainda as políticas públicas educacionais e trabalhistas em relação as pessoas surdas e o impacto que a não efetivação dessas leis causam na inserção ao mercado de trabalho de pessoas com surdez. Além disso, é apresentado um questionário abordando a realidade trabalhista e educacional de três pessoas surdas residentes do mesmo munícipio, relacionando a ideia apresentado no decorrer do trabalho. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualiquantitativa, aplicada com a utilização de procedimentos bibliográficos. Diante disso, verifica-se que mesmo após anos da promulgação de leis que permitem pessoas surdas adentrarem os ambientes escolares e também o mercado de trabalho, é ausente a prática dessas legislações e a relação social entre pessoas surdas e ouvintes, ou seja, ainda permeia um preconceito na sociedade atual. Sendo assim, com análise das informações apresentadas, esse estudo identifica que falta um incentivo governamental para conscientização de inclusão de pessoas surdas em todos os ambientes, e falta um incentivo para aprendizagem da libras para todas as pessoas, e principalmente uma conscientização pessoal de cada indivíduo pertencente a sociedade para receber essa comunidade de uma forma inclusiva.

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Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

Direito