ARQUITETURA COMO EXPRESSÃO CULTURAL, COMERCIAL E ARTÍSTICA
O POLO DA MODA DE MURIAÉ
Resumo
A cidade Muriaé é contemplada pelo polo da moda regional, onde se une centenas de empresas de confecção, que movimentam grande parte da economia. Têm-se visto que a maioria dos trabalhadores da área, não possuem especialização. Sendo a profissionalização um fator motivacional e crucial para um maior crescimento do mercado. Pois, o estudo abrange diversas áreas do design, metodologias, e atividades práticas que norteiam o estudante. O objetivo do artigo é analisar a relevância da criação de um centro educativo e comercial da moda na cidade, de forma que seja possível integrar a qualificação profissional com a inserção no mercado. A ligação entre a moda e arquitetura é mais que funcionalidade e identidade cultural, elas se entrelaçam ao decorrer da história, e são necessidades básicas no meio social. A partir de pesquisas de caráter documental e bibliográfico foi possível analisar que a cidade possui estruturas físicas para a promoção do mercado da moda, porém a ligação escola e mercado ainda é limitada. E pode-se considerar que a arquitetura escolar é um meio para propiciar esse impulsionamento. De forma que um plano pedagógico e um pré-dimensionamento adequado para o curso de moda, é essencial para o bom desenvolvimento e aprendizado. Proporcionando flexibilidade, conforto e inserção ao convívio da profissão.