ESTUDO DE CASO
A ATIVIDADE FÍSICA COM METODOLOGIAS ADEQUADAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Resumo
Discutir o papel das atividades físicas como metodologia adequada para
crianças com transtorno do espectro autista (TEA) é relevante, uma vez que tal
disciplina contribui significativamente para o desenvolvimento global dessas crianças.
Além disso, essas ferramentas são de extrema importância para a comunidade
educacional, pois oferecem dados essenciais sobre o autismo e propõem estratégias
pertinentes que envolvem a aplicação da atividade física no processo de ensino e
aprendizagem. O presente estudo objetiva averiguar as principais contribuições e
benefícios do uso das atividades físicas como abordagem pedagógicas fundamental
no aprimoramento da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista.
Para tanto, é necessário investigar como intervenções específicas podem influenciar
o desenvolvimento motor, social e comportamental do aluno. Esta análise foi
enriquecida através de uma entrevista realizada com uma profissional da área da
educação física, a qual atua em academias e projetos sociais voltados para o autismo,
na cidade de Juiz de Fora (MG). A pesquisa é de cunho qualitativo, realizada por meio
de estudo de caso, com entrevista semiestruturada e, em seguida, análise de
conteúdo dos dados coletados. Diante disso, verifica-se que a atividade física regular
é fundamental para a saúde física e mental, uma vez que oferece o aprimoramento de
habilidades motoras, o que contribui para uma melhor coordenação. Além disso,
também oferta um aumento nos estímulos sensoriais de forma benéfica para as
crianças autistas, as quais podem ter sensibilidade sensoriais específicas, o que
impõe a constatação de que é essencial investir em programas e estratégias que
promovam a inclusão de atividades físicas adaptadas para crianças autistas é não só
recomendado, mas essencial para o seu desenvolvimento holístico dessas crianças