A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Robertha Fonseca Ruel

Resumo

A educação infantil atual baseia-se em práticas sociais e pedagógicas,
enfatizando o convívio da criança e fortalecimento das relações socioculturais. A
fase da infância traz novas experiências, destacando a importância da educação
física no desenvolvimento, promovendo saúde física, habilidades sociais,
cognitivas e emocionais. Professores de educação física enfrentam desafios,
desde a falta de recursos até adaptações às necessidades das crianças. O artigo
avalia as dificuldades desses professores na educação infantil e propõe
soluções. A pesquisa é do tipo exploratória bibliográfica, envolvendo um
questionário aplicado a três professoras de educação física em escolas públicas
(professoras A, B e C). As perguntas abordam a adaptação a diferentes níveis
de habilidade, estratégias de engajamento, lidar com falta de equipamentos,
desafios com alunos especiais e abordagem da falta de espaço. Os resultados
mostram que os professores utilizam abordagens inclusivas, adaptação de
atividades e criatividade para superar desafios, mas enfrenta dificuldades como
desinteresse dos alunos e escassez de recursos. A Educação Física na
Educação Infantil é crucial, promovendo desenvolvimento integral e exigindo
esforço coletivo para superar obstáculos.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Edição

Seção

Educação Física