EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

DAS INTENÇÕES ÀS AÇÕES – UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE INSER-ÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ES-COLA ESTADUAL QUINCA FRANCO NO MUNICÍPIO DE DURANDÉ-MG

Autores

  • Eliane de Paiva FACIG

Resumo

Este trabalho é o resultado da pesquisa exploratória que avaliou a educação especi-al inclusiva desenvolvida pela Escola Estadual Quinca Franco, no município de Du-randé/MG. O estudo está fundamentado teoricamente nas idéias de Sposati, Alves, Yamamoto, Faria, Netto, Montano, entre outros, e consiste numa pesquisa explora-tória, baseada nos fundamentos do Método Critico Dialético de Marx. As categorias teóricas concernentes ao tema foram verificadas na realidade, por meio de entrevis-ta feita aos pais dos alunos especiais e aos professores e gestores da referida esco-la pública. A reflexão avalia a situação estrutural do capitalismo, bem como as dire-trizes que amparam a Politica da Educação Especial Inclusiva como garantia de di-reito à pessoa com deficiência. A discussão do tema ressalta o caráter contraditório em que se expressam as políticas sociais brasileiras na atual conjuntura do capita-lismo monopolista e da reforma do Estado, onde ocorre, por parte do setor público, a transferência de sua responsabilidade para o setor privado, no que tange o social. Verificou-se que as políticas sociais, conquista da classe trabalhadora, são concebi-das pelo Estado como estratégia de desmobilização da organização dos trabalhado-res.

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Publicado

2018-08-02

Edição

Seção

Serviço Social