HABILIDADES SOCIAIS EM ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO EM UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA

Authors

  • Iara Duarte Moreira UNIFACIG
  • Márcio Rocha Damasceno UNIFACIG
  • Márcia Rodrigues Pereira UNIFACIG
  • Humberto Vinício Altino Filho UNIFACIG
  • Luciana Rocha Cardoso UNIFACIG
  • Andréia Almeida Mendes UNIFACIG

Abstract

As habilidades sociais compreendem ao repertório de comportamentos emitidos por um indivíduo nas situações interpessoais que vive, assumindo, assim, um caráter situacional-cultural. Em função de sua importância, este trabalho objetiva rastrear e diagnosticar problemas de ajustamento psicossocial e planejar intervenções apropriadas. Para tanto realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo, por meio da aplicação do “Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica” (SSRS), que incluem três Formulários de Avaliação de comportamento (versão para pais, professores e para alunos), fazendo, assim, um diagnóstico das Habilidades Sociais em crianças do 4º e 5º ano da Educação Infantil em três escolas participantes do projeto Letramento em Programação na cidade de Manhuaçu/MG. A partir desta pesquisa, constatou-se um repertório deficitário de habilidades sociais em expressiva parcela dos alunos avaliados, o que pode comprometer negativamente o convívio social, seja esse familiar, acadêmico ou laboral

References

BANDEIRA, M., ROCHA, S. S., PIRES, L. G., DEL PRETTE, Z. A. P., & DEL PRETTE, A. Competência acadêmica de crianças no Ensino Fundamental: Características sociodemográficas e relação com habilidades sociais. Interação em Psicologia, 2006, 10(1), p. 53-62

Disponíve eml: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v10i1.5773

BARALDI, D. M. & SILVARES, E. F. M. Treino de habilidades sociais em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: análise empírica de uma proposta de atendimento. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Org.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 235-258), 2003, Campinas: Alínea

BOLSONI-SILVA, A. T, MARTURANO, E. M., PEREIRA, V. A., & MANFRINATO, J. W. S. Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras. Psicol. Reflex. Crit. 2006, vol.19, n.3, pp.460-469. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000300015.

COPLAN, RJ, FINDLAY, LC & NELSON, LJ. Características de pré-escolares com menor competência percebida. J Abnorm Child Psychol 32, 399-408, 2004.

Disponível em: https://doi.org/10.1023/B:JACP.0000030293.81429.49

CORDIOLI, A. V., JAEGER, M. B. 2019 Terapia comportamental no tratamento dos transtornos mentais. In CORDIOLI, A. V., GREVET, E.H. (Orgs), Psicoterapias: abordagens atuais. 4ª edição, 2019, Porto Alegre: Artemed.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. Avaliação de habilidades sociais: Bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). 2009, Petrópolis: Vozes.

DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Base conceitual da áreas das Habilidades Sociais. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Petrópolis, 2005, RJ: Vozes.

DEL PRETTE, A., & DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais e construção de conhecimento em contexto escolar. In: Zamignani, D. R. (Org.), Sobre comportamento e cognição: A aplicação da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo-Comportamental no hospital geral e nos transtornos psiquiátricos. Vol. 3, pp. 234-250, 1997, São Paulo: AirBytes.

DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Habilidades Sociais mais relevantes: análise e intervenção. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Petrópolis, 2005, RJ: Vozes.

DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Importância das Habilidades Sociais na infância. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Petrópolis, 2005, RJ: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes: Manual de aplicação e interpretação. São Paulo, SP, 2009, Casa do Psicólogo.

DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e Educação. Petrópolis, 1999, RJ: Vozes.

DEL PRETTE, A., & DEL PRETTE, Z. A. P., FREITAS, L.C., BANDEIRA, M. SSRS-Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica. São Paulo, 2016, Pearson.

GRESHAM, F. M. Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais. In Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Eds.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 17-66). Petrópolis, 2009, RJ: Vozes.

GRESHAM, F. M., & ELLIOTT, S. Social Skills Rating System. Circle Pines, 1990, MN: American Guidance Service.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Letramento em Programação.

Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br

INSTITUTO AYRTON SENNA. Nossa história.

Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br

MOLINA, R. C. M., & DEL PRETTE, Z. A. P. (2006). Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, v. 11, n. 1, p. 53-63, jan./jun. 2006.

Disponível em: doi:10.1590/S1413- 82712006000100007

UNIFACIG. Blog Unifacig.

Disponível em: http://blog.unifacig.edu.br/

Published

2021-01-29

Issue

Section

Ciências da Saúde