HABILIDADES SOCIAIS EM ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO EM UMA CIDADE DA ZONA DA MATA MINEIRA
Resumo
As habilidades sociais compreendem ao repertório de comportamentos emitidos por um indivíduo nas situações interpessoais que vive, assumindo, assim, um caráter situacional-cultural. Em função de sua importância, este trabalho objetiva rastrear e diagnosticar problemas de ajustamento psicossocial e planejar intervenções apropriadas. Para tanto realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo, por meio da aplicação do “Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica” (SSRS), que incluem três Formulários de Avaliação de comportamento (versão para pais, professores e para alunos), fazendo, assim, um diagnóstico das Habilidades Sociais em crianças do 4º e 5º ano da Educação Infantil em três escolas participantes do projeto Letramento em Programação na cidade de Manhuaçu/MG. A partir desta pesquisa, constatou-se um repertório deficitário de habilidades sociais em expressiva parcela dos alunos avaliados, o que pode comprometer negativamente o convívio social, seja esse familiar, acadêmico ou laboral
Referências
BANDEIRA, M., ROCHA, S. S., PIRES, L. G., DEL PRETTE, Z. A. P., & DEL PRETTE, A. Competência acadêmica de crianças no Ensino Fundamental: Características sociodemográficas e relação com habilidades sociais. Interação em Psicologia, 2006, 10(1), p. 53-62
Disponíve eml: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v10i1.5773
BARALDI, D. M. & SILVARES, E. F. M. Treino de habilidades sociais em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: análise empírica de uma proposta de atendimento. In A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Org.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção (pp. 235-258), 2003, Campinas: Alínea
BOLSONI-SILVA, A. T, MARTURANO, E. M., PEREIRA, V. A., & MANFRINATO, J. W. S. Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras. Psicol. Reflex. Crit. 2006, vol.19, n.3, pp.460-469. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000300015.
COPLAN, RJ, FINDLAY, LC & NELSON, LJ. Características de pré-escolares com menor competência percebida. J Abnorm Child Psychol 32, 399-408, 2004.
Disponível em: https://doi.org/10.1023/B:JACP.0000030293.81429.49
CORDIOLI, A. V., JAEGER, M. B. 2019 Terapia comportamental no tratamento dos transtornos mentais. In CORDIOLI, A. V., GREVET, E.H. (Orgs), Psicoterapias: abordagens atuais. 4ª edição, 2019, Porto Alegre: Artemed.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. Avaliação de habilidades sociais: Bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In: A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). 2009, Petrópolis: Vozes.
DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Base conceitual da áreas das Habilidades Sociais. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Petrópolis, 2005, RJ: Vozes.
DEL PRETTE, A., & DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais e construção de conhecimento em contexto escolar. In: Zamignani, D. R. (Org.), Sobre comportamento e cognição: A aplicação da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo-Comportamental no hospital geral e nos transtornos psiquiátricos. Vol. 3, pp. 234-250, 1997, São Paulo: AirBytes.
DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Habilidades Sociais mais relevantes: análise e intervenção. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Petrópolis, 2005, RJ: Vozes.
DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Importância das Habilidades Sociais na infância. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Petrópolis, 2005, RJ: Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes: Manual de aplicação e interpretação. São Paulo, SP, 2009, Casa do Psicólogo.
DEL PRETTE, Z. A. P., DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e Educação. Petrópolis, 1999, RJ: Vozes.
DEL PRETTE, A., & DEL PRETTE, Z. A. P., FREITAS, L.C., BANDEIRA, M. SSRS-Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica. São Paulo, 2016, Pearson.
GRESHAM, F. M. Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais. In Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Eds.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 17-66). Petrópolis, 2009, RJ: Vozes.
GRESHAM, F. M., & ELLIOTT, S. Social Skills Rating System. Circle Pines, 1990, MN: American Guidance Service.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Letramento em Programação.
Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br
INSTITUTO AYRTON SENNA. Nossa história.
Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br
MOLINA, R. C. M., & DEL PRETTE, Z. A. P. (2006). Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, v. 11, n. 1, p. 53-63, jan./jun. 2006.
Disponível em: doi:10.1590/S1413- 82712006000100007
UNIFACIG. Blog Unifacig.
Disponível em: http://blog.unifacig.edu.br/