O PROTAGONISMO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Abstract
Este artigo intenciona apresentar a proposta de “protagonismo” do processo educacional, pelo discente, considerando ser este uma demanda da educação atual. Despertar no aluno o protagonista da aprendizagem é missão sine qua non dos educadores da contemporaneidade. Busca-se assim, mostrar caminhos para que tal abordagem seja realizada de fato, reconhecendo a necessidade de reformulação do pensamento e dos papéis do professor, no processo ensino aprendizagem. haver uma reformulação do pensamento e dos papéis do professor no processo de ensino aprendizagem. Além disso, procura-se relacionar essa faceta ativa do aluno na educação matemática, trazendo-a como sugestão, com o intuito de alcançar melhorias no desempenho dos alunos nessa disciplina, apresentando algumas sugestões de trabalho e metodologias. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tendo por base os estudos deMorin (2000; 2003); Piaget (1975); os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio e outros documentos da educação.