O PROTAGONISMO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Humberto Vinício Altino Filho
  • Lídia Maria Nazaré Alves

Resumo

Este artigo intenciona apresentar a proposta de “protagonismo” do processo educacional, pelo discente, considerando ser este uma demanda da educação atual. Despertar no aluno o protagonista da aprendizagem é missão sine qua non dos educadores da contemporaneidade. Busca-se assim, mostrar caminhos para que tal abordagem seja realizada de fato, reconhecendo a necessidade de reformulação do pensamento e dos papéis do professor, no processo ensino aprendizagem. haver uma reformulação do pensamento e dos papéis do professor no processo de ensino aprendizagem. Além disso, procura-se relacionar essa faceta ativa do aluno na educação matemática, trazendo-a como sugestão, com o intuito de alcançar melhorias no desempenho dos alunos nessa disciplina, apresentando algumas sugestões de trabalho e metodologias. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tendo por base os estudos de
Morin (2000; 2003); Piaget (1975); os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio e outros documentos da educação.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Edição

Seção

Ciências Humanas