O PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA PRÁTICA FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1874Keywords:
PrAbstract
Este artigo tem o objetivo de discutir sobre a extensão universitária a partir de uma prática de ensino realizada no projeto UnB+Escola na Universidade de Brasília (UnB), compreendendo a relação entre a universidade e a escola para os professores cursistas da oficina: Orientações sobre o processo seletivo de mestrado/doutorado. A oficina ofertada se propõe a endossar a integração entre Universidade e Escola no âmbito da formação continuada de professores e elucidar aos docentes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e aos estudantes dos cursos de Licenciatura os elementos que envolvem o processo seletivo para cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Humanas da UnB. Partindo do pressuposto que a formação continuada deve oportunizar a construção da práxis, a qual permite a compreensão do que envolve a atividade do professor, a formação stricto sensu tem um importante papel no processo de problematização e transformação da realidade.
References
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. Articulação teoria e prática na formação de professores: a concepção oficial. Educ. UFG, 27 (2): 1-54, jul./dez. 2005. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9184/1/ARTIGO_ArticulacaoTeoriaPratica.pdf >. Acesso em: 15 set. 2019.
FORPROEX: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM: Imprensa Universitária, 2012. Disponível em < https://www.ufmg.br/proex/renex/ >Acesso em: 18 set. 2019.
______. l Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Universidade de Brasília-UnB, Brasília - DF, 1987.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
REIS, Renato Hilário dos. Extensão universitária: conceituação e práxis. In: FORUM DE EXTENSÃO DA UDESC, 1, 1993, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 1993. p.17-23
______. Histórico, tipologias e proposições sobre a extensão universitária no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, v. 2, n. 2, p. 41-47, 1996. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2610. Acesso em: 15 set. 2019.
VAZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo. Expressão Popular, 2º Edição, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).