O PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA PRÁTICA FORMATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1874

Palabras clave:

Pr

Resumen

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre a extensão universitária a partir de uma prática de ensino realizada no projeto UnB+Escola na Universidade de Brasília (UnB), compreendendo a relação entre a universidade e a escola para os professores cursistas da oficina: Orientações sobre o processo seletivo de mestrado/doutorado. A oficina ofertada se propõe a endossar a integração entre Universidade e Escola no âmbito da formação continuada de professores e elucidar aos docentes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e aos estudantes dos cursos de Licenciatura os elementos que envolvem o processo seletivo para cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Humanas da UnB. Partindo do pressuposto que a formação continuada deve oportunizar a construção da práxis, a qual permite a compreensão do que envolve a atividade do professor, a formação stricto sensu tem um importante papel no processo de problematização e transformação da realidade.

Biografía del autor/a

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação Universidade de Brasília

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília e professora da da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Solange Cardoso, Universidade de Bras

Doutoranda no Programa de P

Nathalia Barros Ramos, Universidade de Bras

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Bras

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Bras

Possui gradua

Priscila Bastos Braga dos Santos, Universidade de Bras

Possui gradua

Citas

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. Articulação teoria e prática na formação de professores: a concepção oficial. Educ. UFG, 27 (2): 1-54, jul./dez. 2005. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9184/1/ARTIGO_ArticulacaoTeoriaPratica.pdf >. Acesso em: 15 set. 2019.

FORPROEX: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM: Imprensa Universitária, 2012. Disponível em < https://www.ufmg.br/proex/renex/ >Acesso em: 18 set. 2019.

______. l Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Universidade de Brasília-UnB, Brasília - DF, 1987.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

REIS, Renato Hilário dos. Extensão universitária: conceituação e práxis. In: FORUM DE EXTENSÃO DA UDESC, 1, 1993, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 1993. p.17-23

______. Histórico, tipologias e proposições sobre a extensão universitária no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, v. 2, n. 2, p. 41-47, 1996. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2610. Acesso em: 15 set. 2019.

VAZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo. Expressão Popular, 2º Edição, 2011.

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Artigos