OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Authors

  • Cress Meiver Lopes de Souza Madeira da Silva UNIFACIG

Abstract

O objetivo desse trabalho é identificar as dificuldades encontradas pelos professores em alfabetizar os alunos dos anos iniciais durante a pandemia. A pesquisa foi de cunho qualitativa e se deu através de questionário realizados com professores de escola pública no município de Simonésia MG. 60% dos professores pensam que seus alunos não aprenderam satisfatoriamente durante esse tempo; 70% dos alunos não tem acesso à internet oque dificulta o processo de ensino aprendizagem; outra adversidade sentida pelos professores é a falta de equipamento para o trabalho 60% dos professores trabalhavam em casa através dos seus ‘smartphones’ e apenas 30% tinham computadores em casa. Pode se concluir que além das divergências em lidar com o isolamento os professores tiveram que se adequar as tecnologias a curto prazo, que foi uma dificuldade da maioria deles, mesmo tendo muitos anos de experiência em sala de aula encontraram conflitos em abordar os novos métodos intitulados essenciais nessa fase.

Published

2022-01-19

Issue

Section

Pedagogia