OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autores
Cress Meiver Lopes de Souza Madeira da Silva
UNIFACIG
Resumo
O objetivo desse trabalho é identificar as dificuldades encontradas pelos professores em alfabetizar os alunos dos anos iniciais durante a pandemia. A pesquisa foi de cunho qualitativa e se deu através de questionário realizados com professores de escola pública no município de Simonésia MG. 60% dos professores pensam que seus alunos não aprenderam satisfatoriamente durante esse tempo; 70% dos alunos não tem acesso à internet oque dificulta o processo de ensino aprendizagem; outra adversidade sentida pelos professores é a falta de equipamento para o trabalho 60% dos professores trabalhavam em casa através dos seus ‘smartphones’ e apenas 30% tinham computadores em casa. Pode se concluir que além das divergências em lidar com o isolamento os professores tiveram que se adequar as tecnologias a curto prazo, que foi uma dificuldade da maioria deles, mesmo tendo muitos anos de experiência em sala de aula encontraram conflitos em abordar os novos métodos intitulados essenciais nessa fase.